A SBFTE na Escola: Atividade de divulgação de Ciência junto aos alunos da 5ª série na Escola Municipal do RJ

Nesta quinta-feira, 24 de Agosto de 2017, o Prof. François Noël, Presidente do Conselho Deliberativo da SBFTE, realizou duas atividades de divulgação da Ciência junto aos alunos da quinta série na Escola Municipal Alvaro Moreyra na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Na oportunidade, duas palestras foram realizadas. A primeira atividade, baseada nos gibis desenvolvidos pelo grupo do Prof. Calixto sobre “Uma breve história da Farmacologia”, abordou aspectos históricos do uso de medicamentos aproveitando a oportunidade para viajar no tempo (história) e no espaço (geografia), sem esquecer aspectos como ética (médica e geral), motivação e temas como ecologia e uso de animais de experimentação. A segunda palestra intitulada “Ciência e arte: estabelecendo uma ponte de forma bem humorada”, com suporte de Datashow (arquivo power point) tentou abrir as mentes sobre estes dois mundos nem tão distintos como parecem, de forma lúdica, estimulando a curiosidade e tirando o cientista da sua torre isolada do mundo.

Estas atividades se enquadram dentro das atividades de divulgação da Farmacologia que a SBFTE esta estimulando desde 2016, quando foi celebrada o aniversário de 50 anos da nossa Sociedade e se iniciaram tais atividades, primeiro na SBPC e depois em Foz do Iguaçu, onde tivemos nosso congresso anual. Este ano, repetimos a experiência bem sucedida do stand na SBPC, desta vez em Belo Horizonte, e iremos dar continuidade em Ribeirão Preto onde visitaremos a Escola Municipal Neuza Michelutti Marzola, como atividade pré-congresso. Durante a realização do 49º Congresso SBFTE essas e outras atividades poderão ser conferidas no stand da SBFTE na área de convivência.”