EDITAL SBFTE
Apoio a Cursos de Férias (Inverno/Verão) em Farmacologia

– Objetivo
O presente Edital tem por objetivo apoiar Cursos de Farmacologia (Cursos de Verão/Inverno ou similares) que visem à complementação do conhecimento e estímulo à carreira científica em Farmacologia para alunos de graduação ou recém‐graduados com interesse na carreira acadêmica e Pós‐Graduação em Farmacologia ou áreas afins. Em caso de aprovação da proposta, o apoio consistirá da chancela de aprovação pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da permissão para usar o logotipo da SBFTE no Certificado de Conclusão do Curso e material de divulgação impresso e online, da divulgação sem custo das informações e atividades do Curso na página online oficial da Sociedade e de apoio financeiro em valor de até R$ 750,00. Os recursos disponíveis para este Edital serão definidos anualmente pela Diretoria da Sociedade.

– Apresentação das Propostas
As propostas só poderão ser apresentadas e chanceladas por um Professor, Responsável ou Coordenador do Curso, que seja Sócio Efetivo, adimplente, da SBFTE. Além disso, as propostas deverão obrigatoriamente conter:
a) ementa, especificando os objetivos, local e data do Curso;
b) conteúdo programático e responsáveis pela ministração do Curso;
c) público alvo, número de vagas e os critérios de seleção de participantes (se houver);
d)programa contendo calendário e palestrantes/equipe envolvida nas aulas e atividades a serem ministradas;
e)apresentação de interação do Curso com Programas de Pós‐Graduação internos ou externos à própria Instituição (se houver);
f) contrapartida institucional, de agências públicas ou de empresas privadas;
g) estimativa de custo total e fontes de financiamento já obtidas.
h) Caso haja programação prática envolvendo utilização de animais de laboratório ou material humano (por ex. sangue, entre outros) é imprescindivel a apresentação do parecer de aprovação dos respectivos Comitês de Ética Institucionais.

– Formato das Propostas
O projeto não deverá ultrapassar 10 laudas, em papel A4 e fonte Times New Roman 12 pontos. As propostas deverão ser enviadas em formato PDF, por email, para a Secretaria da SBFTE (sbfte@pratica.com.br) seguindo o calendário anual de inscrição abaixo descrito.

– Prazo das Propostas
até 30 de março: para Cursos de Inverno (ou similares) que ocorrerão até o final das férias de meio de ano.
até 30 de outubro: para Cursos de Verão (ou similares) que ocorrerão até o final das férias de fim de ano.

– Análise e Julgamento
A Diretoria da SBFTE encaminhará as propostas para membros da comunidade que atuarão como consultores ad hoc. Com base nos pareceres e análise comparativa, a Diretoria  indicará os projetos aprovados e que serão apoiados. Os seguintes critérios de análise serão observados:
• enquadramento das propostas ao espírito deste Edital;
• mérito, pertinência e contribuição efetiva do projeto à melhoria do conhecimento de Farmacologia.
Sobre os recursos
• O auxílio financeiro de R$ 750,00 será repassado diretamente ao Professor,
Coordenador/Responsável do Curso, sócio efetivo e em dia da SBFTE, apresentador do projeto, de acordo com instruções que serão encaminhadas na carta de aprovação;
• O auxílio deverá ser usado estritamente para fins técnico-científicos, sendo permitido o uso para coffee-breaks e pagamento de hospedagem (desde que especificado os beneficiários).

– Relatório Final e Prestação de Contas
Em até 30 dias após o término do Curso, os responsáveis pelo Curso deverão encaminhar por email, à Secretaria SBFTE, um Relatório e Prestação de Contas em arquivo PDF, contendo os seguintes itens, para avaliação da Diretoria SBFTE:
• Relatório técnico final circunstanciado, apresentando os resultados obtidos com a realização do Curso;
• Sumário de prestação de contas do evento, destacando os itens onde foi alocado o recurso financeiro concedido por este edital, incluindo cópia escaneada das Notas Fiscais relativas aos pagamentos efetuados com os recursos fornecidos pela SBFTE. As Notas Fiscais Originais deverão ser encaminhadas, por correio, à secretaria SBFTE;
• 2-3 slides, em arquivo PDF, enfatizando os resultados principais que deverão constar como material de divulgação na home page da SBFTE.